Nikita em Design da Comunicação Visual


quarta-feira, 18 de março de 2009

Composição que seja uma interpretação visual de uma música.

Publicada por Nikita Silva



Música
A música escolhida foi Roads interpretada por Portishead. Transmite-me paz e força. É relaxante e ao mesmo tem traz-me força para quando me sinto em baixo. É importante para mim ter por perto o mp3 com músicas assim. 


Recolha de imagens
Após escolher a música, sabia que as imagens a recolher tinham de transmitir o mesmo que me transmitiam quando a ouvia. Sabia que tinha de recolher imagens que transparecem calma, tranquilidade e um pouco de irreverencia. Um dia de sol fora de casa foi o ideal.










Ideia
Já com várias imagens recolhidas dos vários elementos básicos para a comunicação visual (ponto, linha, textura, cor) que comecei a esboçar projectos. A certo ponto, pensei em que elementos no mundo nos transmitem força e paz. A carpa Koi. A lenda diz que a Carpa Koi tinha que atingir a fonte do Huang Ho (Rio Amarelo), que atravessa todo o continente chinês, na época da desova, sendo necessário nadar e saltar vales cheios de cascatas até à montanha Jishinhan. Diz-se que se a Carpa conseguir subir pela cascata Longman Falls (Portão do Dragão), se transformará em dragão. Em tatuagens a carpa a subir significa força para alcançar os objectivos, determinação em superar um obstáculos, e a descer significa que os objectivos foram alcançados. Como nutro também um gosto particular por tatuagens e os seus significados, sabia que este animal simbológico era perfeito para este projecto.

Composição
Durante a construção do projecto final utilizei o programa Adobe Photoshop. Basicamente, através da colocação das imagens regulando os ângulos e forças da imagem, construi os elementos do projecto. Utilizando imagens de fios de electricidade para as linhas exterior da carpa e os bigodes característicos, o céu para dar uma ideia de água, jogando com os vários tons para conseguir algum movimento. As linhas criadas pelas folhas de palmeiras dão uma ideia de barbatanas, as texturas com pontos retiradas de vários tipos de azulejo criam as escamas e cauda. As mangueiras azuis retratando linhas representam os salpiscos de água comuns em desenhos tradicionais de carpas koi. Por fim, a textura conseguida através de um barril de lata cria a cabeça, um ponto trazido desse mesmo local constitui o olho.

 

Conclusão
Como Nota de finalização, penso que consegui transmitir o meu estado de espírito em relação à musica escolhida igualmente como o meu gosto pessoal por este símbolo mitológico.


Nikita Silva


Posts Relacionados:

2 Comentários:

Marisa Oliveira disse...

Achei muito engraçada a fotografia da mangueira (?). Só tu para te lembrares de pegar nela e fotografar x)


Beijo

Bruno Giesteira disse...

Estimada Nikita,

Antes de mais saúdo a excelente opção musical. Vale a pena (porventura já o fez...) conhecer igualmente o trabalho da vocalista dos Portishead - Beth Gibbons. Fica todavia a nota. ;)
-
A "memória descritiva" e a recolha fotográfica realizada vai, aparentemente, ao encontro dos objectivos do exercício. Todavia, amanhã trocaremos impressões presenciais sobre o assunto na aula t/p.
-
Aguardo pelo artigo sobre tipografia (e naturalmente o trabalho prático) deixando para já a seguinte referência online: http://www.informationdesign.org/archives/typography/
Um repositório credível e bem estruturado sobre uma miríade de assuntos relacionados com a comunicação visual.

Continuação de um bom trabalho!
Bruno Giesteira

Enviar um comentário


By Dicas Blogger e C�digos Blog