PICASSO, uma toda vida a saber pintar à criança
As suas peças surgem em pinturas, esculturas, cerâmicas e vídeo, mostrando versatibilidade nao só em materiais mas em estilo. As obras de Picasso foram assim a influência sobre as gerações de artista que se lhe seguiram e a sua popularidade. O gosto pela arte surge dos seus pais. Ambos com descendencia de pintores, sendo o seu pai pintor e desenhista.
Desde terna idade, Picasso cria um estilo muito próprio, dando vida ao
Na escola de arte La Lonja, onde é admitido mais tarde, é feita com sucesso. Os trabalhos que deveria apresentar ao fim do mês, Pablo apresentava-os ao fim de poucos dias. As suas obras destacavam-se, inclusive, das dos finalistas.
Uma das suas maiores influencias eram os antigos grandes mestres expostos no Museu do Prado, onde copiava as suas obras, captava-lhes o estilo e tentava imitá-los, onde desenvolveu capacidade efémeras e libertou o seu estilo criativo.
Durante toda a sua vida atravessou periodos e estilos, resultado de várias influências. seja o mundo do circo, no periodo azul ou os sentimentos vividos como a solidao durante o periodo azul.
É de importância relevante mencionar estes mesmos.
- Período Azul
Ele pintou vários retratos de seu amigo, culminando com a pintura obscuramente alegórica.
É uma fase onde mostra sentimentos obscuros, atraves do super-realismo, técnica que nao é uma das suas características principais.
Período Rosa
Nesta época adopta um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muitos arlequins. a sua grande influencia nesta fase foi Fernande Olivier, sua modelo e seu amor na época.
As cores mais vivas surgem, tambem com traços mais suaves.
Figuras como os arlequins tornam-se frequentes e uma das suas preferidas.
- Período Africano
Este período que durou apenas 2 anos, começou com duas figuras inspiradas em África. sao ideias nesta fase que influenciam Picasso ao Cubismo.
- Surgem obras com traços pessados, com arestas e sem cuidado com o tratamento da forma. a distorçao da cara e do corpo trasparecem a sua propria opiniao sobre as pessoas.
- Cubismo analítico
Picasso é considerado o co-fundador deste estilo, juntamente com Braque. É um estilo de pintura que usa cores castanhas monocromáticas. usavam objectos e analisavam as suas formas e transmitiam-nas para a tela sobre a sua própria visão.
A visao de picasso é possivel de se designar como rígida, baseando a sua perspectiva nem traços e figuras perfeitamente definidas.
O comum visualizador, facilmente percebe que esta é a visao do artista sobre algo mas nao consegue percebe-la, porém as formas e cores "hipnotisam".
- Cubismo sintético
Neste desenvolvimento do Cubismo, Picasso realizou a sua primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papéis, tecidos e embalagens de cigarros, criando composições.
- Classicismo e surrealismo
Após a primeira guerra mundial Picasso produziu obras em um estilo neoclássico.
Este estilo de "volta á ordem" é visivel nas obras de vários artistas europeus. este movimento acompanha a calmia pós-guerra. As obras de Picasso nesta fase são influenciadas pelo trabalho de Ingres.
Durante os anos 30, o minotauro substituiu o arlequi. este era usado como simbolo pelos surrealistas. o seu quadro mais famoso pertence a este periodo, Guernica, em representação do bombardeamento alemão nesta cidade espanhola. Nesta pintura é visivel a brutalidade edesespero da guerra. Esta obra colocou Picasso no Museu do Louvre, o primeiro artista vivo a ter trabalhos lá expostos.
1 Comentário:
Estimada Nikita,
Não obstante o artigo estar bem fundamentado, pretende-se que o mesmo reflicta (em detrimento de uma análise mais biográfica…) um discurso crítico construído com base nas matérias abordadas na aula teórica (Elementos e técnicas da comunicação visual).
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Desta forma, sugiro o recurso à leitura da já nossa conhecida Donis Dondis; Rudolf Arnheim; Bruno Munari; et. al. Alguns dos autores que se dedicaram à sintaxe da imagem e, consequentemente, à alfabetização ordenada da linguagem visual.
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Nota: E porque não aproveitar o weblog para editar a componente prática da disciplina?… Lanço também este desafio!
Continuação de um bom trabalho,
Bruno Giesteira
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