Nikita em Design da Comunicação Visual


sexta-feira, 13 de março de 2009

PICASSO, uma toda vida a saber pintar à criança

Publicada por Nikita Silva




Pablo Ruiz Picasso, é um dos maiores nomes na historia da arte contemporanea. nascido a 1881 em Málaga, é conhecido pelas suas obras e técnicas pioneiras, muito à frente da sua época.

As suas peças surgem em pinturas, esculturas, cerâmicas e vídeo, mostrando versatibilidade nao só em materiais mas em estilo.
As obras de Picasso foram assim a influência sobre as gerações de artista que se lhe seguiram e a sua popularidade. O gosto pela arte surge dos seus pais. Ambos com descendencia de pintores, sendo o seu pai pintor e desenhista.

Desde terna idade, Picasso cria um estilo muito próprio, dando vida ao
s seus quadros atraves da cor e formas exageradas, possivel de se constatar atraves do seu primeiro quadro (8 anos) "O Toureiro".



Na escola de arte
La Lonja, onde é admitido mais tarde, é feita com sucesso. Os trabalhos que deveria apresentar ao fim do mês, Pablo apresentava-os ao fim de poucos dias. As suas obras destacavam-se, inclusive, das dos finalistas.

Uma das suas maiores influencias eram os antigos grandes mestres expostos no Museu do Prado, onde copiava as suas obras, captava-lhes o estilo e tentava imitá-los, onde desenvolveu capacidade efémeras e libertou o seu estilo criativo.

Durante toda a sua vida atravessou periodos e estilos, resultado de várias influências. seja o mundo do circo, no periodo azul ou os sentimentos vividos como a solidao durante o periodo azul.

É de importância relevante mencionar estes mesmos.

Período Azul
Durante esta fase surge a sua faceta sombria onde o uso de tons azulados e esverdeados sao evidenciados. as cenas caracterizadas eram de prostitutas e mendigos, influenciado pelas viagens em Espanha e o suicidio de um amigo seu.

Ele pintou vários retratos de seu amigo, culminando com a pintura obscuramente alegórica.

A cegueira é um tema recorrente no período.

É uma fase onde mostra sentimentos obscuros, atraves do super-realismo, técnica que nao é uma das suas características principais.

Período Rosa

Nesta época adopta um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muitos arlequins. a sua grande influencia nesta fase foi Fernande Olivier, sua modelo e seu amor na época.

As cores mais vivas surgem, tambem com traços mais suaves.


Figuras como os arlequins tornam-se frequentes e uma das suas preferidas.



Período Africano

Este período que durou apenas 2 anos, começou com duas figuras inspiradas em África. sao ideias nesta fase que influenciam Picasso ao Cubismo.

Surgem obras com traços pessados, com arestas e sem cuidado com o tratamento da forma. a distorçao da cara e do corpo trasparecem a sua propria opiniao sobre as pessoas.

Cubismo analítico

Picasso é considerado o co-fundador deste estilo, juntamente com Braque. É um estilo de pintura que usa cores castanhas monocromáticas. usavam objectos e analisavam as suas formas e transmitiam-nas para a tela sobre a sua própria visão.

A visao de picasso é possivel de se designar como rígida, baseando a sua perspectiva nem traços e figuras perfeitamente definidas.


O comum visualizador, facilmente percebe que esta é a visao do artista sobre algo mas nao consegue percebe-la, porém as formas e cores "hipnotisam".



Cubismo sintético

Neste desenvolvimento do Cubismo, Picasso realizou a sua primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papéis, tecidos e embalagens de cigarros, criando composições.


Classicismo e surrealismo

Após a primeira guerra mundial Picasso produziu obras em um estilo neoclássico.

Este estilo de "volta á ordem" é visivel nas obras de vários artistas europeus. este movimento acompanha a calmia pós-guerra. As obras de Picasso nesta fase são influenciadas pelo trabalho de Ingres.


Durante os anos 30, o minotauro substituiu o arlequi. este era usado como simbolo pelos surrealistas. o seu quadro mais famoso pertence a este periodo, Guernica, em representação do bombardeamento alemão nesta cidade espanhola. Nesta pintura é visivel a brutalidade edesespero da guerra. Esta obra colocou Picasso no Museu do Louvre, o primeiro artista vivo a ter trabalhos lá expostos.









Posts Relacionados:

1 Comentário:

Bruno Giesteira disse...

Estimada Nikita,

Não obstante o artigo estar bem fundamentado, pretende-se que o mesmo reflicta (em detrimento de uma análise mais biográfica…) um discurso crítico construído com base nas matérias abordadas na aula teórica (Elementos e técnicas da comunicação visual).
-
Desta forma, sugiro o recurso à leitura da já nossa conhecida Donis Dondis; Rudolf Arnheim; Bruno Munari; et. al. Alguns dos autores que se dedicaram à sintaxe da imagem e, consequentemente, à alfabetização ordenada da linguagem visual.
-
Nota: E porque não aproveitar o weblog para editar a componente prática da disciplina?… Lanço também este desafio!

Continuação de um bom trabalho,
Bruno Giesteira

Enviar um comentário


By Dicas Blogger e C�digos Blog