Nikita em Design da Comunicação Visual


sábado, 4 de abril de 2009

artigo sobre tipografia

Publicada por Nikita Silva


Tipografia é a arte e o processo de de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. assim como no design gráfico em geral, o objectivo principal da tipografia é dar ordem estrutural à comunicação impressa. Através da tipografia é possível transmitir emoções e expressar significados.

Uma das formas de arte que recorrem à tipografia é o graffiti e o stencil, sendo ambas arte de rua. 

Graffiti é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se graffiti uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público.
O tratamento dado à estética serve para reflectir a intenção do writter (escritor de graffiti) e os seus ideais para a parede. Existem várias técnicas de escrita graffiter que reproduzem várias tipografias. tais como:

Bombing - Graffiti rápido, associado à ilegalidade, com letras mais simples e eficazes.

Throw-up - Estilo situado entre o "tag"/assinatura de rua e o bombing. Letras rápida normalmente sem preenchimento de cor (apenas contorno).

Wild Style - Estilo de letras quase ilegível. Um dos primeiros estilos a ser utilizado no surgimento
 do graffiti.

3D - Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilho / sombra das letras.

Bubble Style - Estilo de letras arredondadas, mais simples e "primárias", mas que é ainda hoje um dos estilos mais presentes no graffiti.

Fill-in - Preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras de um graffiti.

Highline - Contorno geral de toda o graffiti, posterior ao outline.

Outline - Contorno das letras cuja cor é aplicada igualmente ao volume das mesmas, dando uma 
noção de tridimensionalidade.

Lettering - Esboço que identifica o estilo das letras e a formatação do texto ou imagem.

Cada uma destas técnicas transparecem a forma de elaboração. A legalidade, o sentimento, a velocidade, o spot (local do graffiti).


 Como é possível ver na imagem anterior, existem muitas fontes de letra para o graffiti. cada uma delas transparece um estilo evidente identificando-se com um sentimento. O primeiro com pontas bicudas e transposição mostra confusão e revolta, o quinto é um estilo mais largo e arredondado sendo mais alegre, enquanto que o nono por sua vez é elaborado quase que imita uma escrita manual inglesa que transparece tranquilidade e espiritualidade.


 Acima vemos um bom exemplo da tipografia em função do graffiti. O writter usa um lettering de pontas afiadas e de rectas. As palavras são quase imperceptíveis porém o writter usou este estilo para conseguir o efeito de uma imagem completa. ou seja, usa as letras unindo-as numa mancha de cor só. As cores usadas são também factor importante pois salientam as várias diferentes letras e dão-lhes movimento.



Neste caso encontramos um tipo de letras mais arredondado onde se percebe perfeitamente as letras. alias, a tipografia presente nesta peça é muito própria pois encontram-se traços únicos do artistas, como o B e o E com prolongamentos muito diferentes do comum.
O uso das várias cores muito alegres e vivas trazem ao graffiti um aspecto amigável. Os detalhes feitos com cap super slim (acessório colocado nas latas de tinta que define a espessura da linha, neste caso super fina) de quebras na parede, como rachadelas do cimento dão-lhe um aspecto realista.




No caso do stencil, é um desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstracta, que possa ser delineada por corte ou perfuração em papel, papelão, metal ou outros materiais.

Esta técnica de escrita é muita vezes usada quando alguém quer espalhar uma mensagem ou imagem  rapidamente e de igual forma. sendo algo de rápida execução, é bastante usada das grandes cidades e recorrem a tipografia para integrar imagens ou formas no texto.


Neste caso, é possível verificar-se a forma como as formas de objectos podem se incluir na escrita. Através deste exemplo percebemos muito facilmente a ideia que o autor pretende transmitir, "a musica é viciante como uma droga". A letra surge aqui como uma ligação do fio dos auscultadores à droga da seringa. Uma fonte de handwritting teria melhor resultado pois não haveria quebras como aqui acontece dos D e C.




Neste caso surge a tipografia no apoio à forma. São as letras que criam a forma. o texto em si fala dos sem abrigos e dos seus problemas e a  fonte entra nesse espírito. é um tipo de letra que flui e que se define perante o espaço que ocupa. as diferentes palavras criam a cabeça, a boca e o peito.

Neste caso, num stencil de carácter mais de afirmação idealística, o autor serviu-se da imagem de tipografia usadas pela Disney para construir uma crítica ao (então) presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush. 

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1 Comentário:

Unknown disse...

Oii eu tenhuu um bond elii se chama dlk aii eu queroo aprender a fazer essas letras ..

tem algum lugar q eu possa ter uma aula alguma coisa assim?

adoreii essas letras...

parabens para quem fez..

bjaum..

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