Nikita em Design da Comunicação Visual


quarta-feira, 13 de maio de 2009

quando a cor transmite a mensagem...

Publicada por Nikita Silva


Alguns exemplos do dia-a-dia (publicidades, filmes...) onde a cor transmite significados, emoções e acima de tudo uma mensagem visual.




Neste caso o amarelo associado ao preto transmite a ideia de um aviso urgente, alias o sinal acima representado complementa isso igualmente.



Nesta publicidade à linha de roupa da Diesel é um conjunto de 4 páginas integralmente a preto e dourado que representa a própria linha designada por Black Gold.



As publicidades da marca Havaiana (brasileira) mostram sempre grande variedade de cor. Isto revela por si só o espírito da marca e país. Cores vivas e quentes preenchem 2 páginas de uma revista.

Mais uma vez, neste perfume Escada, a cor complementa o próprio produto e a imagem que está a vender.


Já neste exemplo, acontece o contrário. o texto diz Dia Azul porém a imagem que vemos é castanha. Ambas são cores fortes e calmantes que representam harmonia e silêncio. Estas acompanhadas pela imagem de incenso conseguem transmitir esses mesmos sentimentos a quem as vê. 


Dias como o S. Valentim, Natal e Dia da Independência (nos Estados Unidos da América) são muito facilmente identificados devido às várias cores que se associam a eles. Neste caso coloquei um dos muitos exemplos a produtos do dia dos namorados. Neste é evidente o uso da cor vermelha , cor da paixão e vida.


Esta fotografia faz parte das publicidades feitas por parte da Bravia - Sony onde a cor é o centro de toda a acção. Neste caso especifico, barris com litros de tinta de várias cores são explodidos quando colocados num edifício no meio de uma cidade.


As publicidades da marca Benetton conhecidas mundialmente não levantam cabeças pela sua roupa mas pelas posições que marcam contra o racismo e outras ideologias humanitárias. neste caso são representados 3 corações, embora sem nenhuma cor mas com estas escritas, representando 3 raças. Diferentes por fora, iguais por dentro.
 


Contrastando com o exemplo anterior, esta fotografia mostra manifestantes da PETA (people for the ethical treatment of animals) que gritam contra a marca Benetton onde afirmam que esta apoia a industria da lã da Austrália, acusada de práticas cruéis em relação às ovelhas. os manifestantes surgem pintados como se pertencessem a uma das infames publicidades da marca porém uma linha de vermelho a sair do olho, representando sangue, mostra a sua posição.



A menina de vermelho no filme "a Lista de Schindler", a única cor em todo o filme, marcou o mundo cinematográfico e a forma como as cores são essenciais na transmissão e percepçao da mensagem.

"Para tentar ilustrar o ponto da transformação do protagonista, Spielberg construiu duas sequências chave usando um recurso até certo ponto simples, porém extremamente eficaz: a menina do vestido vermelho que ganha cores por meio de trucagem na pós-produção, vista correndo perdida no meio dos nazistas e, depois, já morta sendo levada para a pilha de cadáveres queimando. É nesta cena que ''A Lista de Schindler'' atinge seu ápice como obra cinematográfica, numa perfeita fusão de som, imagem, música (uma das obras-primas de John Williams) e interpretação do elenco capaz de arrepiar todos os pelos do nosso corpo." 




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