Nikita em Design da Comunicação Visual


terça-feira, 16 de junho de 2009

Leonardo Da Vinci e Infografia

Publicada por Nikita Silva





Infografia

Infografia é uma representação visual de informação. Através do uso de imagens, gráficos, mapas e desenho é possível transformar a transmissão a informação de forma mais dinâmica.

A infografia é um recurso muito utilizado nos meios de comunicação social (jornais, internet, televisão). assim, evitasse grandes manchas de texto e transite-se a mesma informação graficamente.


Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci foi uma das mais importantes figuras do Renascimento em Itália. destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquitecto, botânico, poeta e músico. É normalmente descrito como o arquétipo do homem renascentista e reconhecido pela sua capacidade de invenção.

Os cadernos(13000 páginas) de Da Vinci estavam cheios de pequenos rascunhos e desenhos detalhados registrando tudo que lhe chamava a atenção. Estes diários incluíam estudos de pinturas, trabalhos artísticos, estudos em ciências e anatomia, engenhos e calculos de matemática. Leonardo descrevia com detalhe extremo as experiências em que participava.

Das inúmeras autopsias que efectuou, produzia desenhos anatómicos das conclusões a que chegava. entre os seus esboços encontra-se infografias de estudos sobre o esqueleto, os músculos e fetos.


Um dos seus mais conhecidos é o Homem Vitruviano que se concentrava no estudo das proporções humanas. apenas em infografia, Da Vinci iria conseguir demonstrar a conclusão a que chegara.

Fascinado pelo fenómeno de voo, Da Vinci produziu detalhado estudo do voo dos pássaros e planos para várias máquinas voadoras. criando igualmente infografias constituídas por desenhos e curtas explicações somente.


Os seus cadernos também contêm várias invenções no campo militar: canhões, um tanque blindado movimentado por humanos ou cavalos, bombas de agrupamento; embora considerasse a guerra como a pior das actividades humanas.


Da Vinci não publicou e nem distribuiu os conteúdos de seus cadernos. A maioria dos estudiosos acredita que Leonardo quis publicar os cadernos e fazer com que as sua observações fossem de conhecimento público. Estes permaneceram obscuros até o século XIX.


Homem de Vitrúvio - infografia

Este estudo de Leonardo Da Vinci foi das primeiras infografias de que se tem conhecimento. O famoso desenho veio na necessidade de Leonardo de identificar o seu estudo de uma forma mais clara que apenas através de palavras. Através do desenho é possível verificar as suas conclusões apenas visualizando-o.


O Homem Vitruviano descreve uma figura masculina nua separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. Examinando o desenho, é possível ver que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de facto o umbigo, é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel. Tudo isto é verificável apenas através do desenho, sem necessidade de texto.


O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto romano Marcus Vitruvius Polliona que descreve as proporções do corpo humano.

  • "Um palmo é a largura de quatro dedos;
  • Um pé é a largura de quatro palmos;
  • Um antebraço é a largura de seis palmos;
  • A altura de um homem é quatro antebraços (24 palmos);
  • Um passo é quatro antebraços;
  • A longitude dos braços estendidos de um homem é igual à altura dele;
  • A distância entre a raiz do cabelo e o queixo é um décimo da altura de um homem;
  • A distância do topo da cabeça para o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem;
  • A distância do nascimento do cabelo para o topo do peito é um sétimo da altura de um homem;
  • A distância do topo da cabeça para os mamilos é um quarto da altura de um homem;
  • A largura máxima dos ombros é um quarto da altura de um homem;
  • A distância do cotovelo para o fim da mão é um quinto da altura de um homem;
  • A distância do cotovelo para a axila é um oitavo da altura de um homem;
  • O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
  • A distância do fundo do queixo para o nariz é um terço da longitude da face;
  • A distância do nascimento do cabelo para as sobrancelhas é um terço da longitude da face;
  • A altura da orelha é um terço da longitude da face."




Embora já havia existido tentativas de representar estas conclusões numa figura, nunca ninguém conseguira. apenas Leonardo Da Vinci conseguiu demonstra-las graficamente dentro dos padrões matemáticos esperados.


Posts Relacionados:

Comente!!

Enviar um comentário


By Dicas Blogger e C�digos Blog