Nikita em Design da Comunicação Visual


quarta-feira, 27 de maio de 2009

Proposta Cor

Publicada por Nikita Silva

1



Actualmente a cor assume um papel muito importante nas marcas e na mensagem por elas emitida. As marcas são reconhecidas pelo público através de logótipos, de slogans e muitas vezes pela cor que utilizam. No caso das operadoras telefónicas é possível verificar que a utilização de cores é tão importante como o próprio logótipo. Por exemplo a TMN criou lojas denominadas por BlueStore e durante a queima das fitas do porto 2009 surge com um a tenda azul que não necessitava de indicação da marca pois era logo identificada como das TMN.


Quando a proposta nos foi transmitida pensei que se alterasse as cores das operadores entre si conseguiria alterar a mensagem percepcionada. Foi uma experiência simples e rápida de executar mas que mostrou-me a importância da cor, nestas marcas em particular. Consigo identificar as operadoras mas não associo as cores que estão representadas.



2





Os clubes desportivos são muitas vezes representados pela cor dos seus emblemas. A cor vermelha é imediatamente associada ao Sport Lisboa Benfica, o azul ao Futebol Clube do Porto e o verde ao Sporting Clube de Portugal.


Ao alterar as cores presentes nos emblemas de cada clube é possível alterar a percepção de quem o vê.



3




Na indústria da moda e beleza a edição da imagem é uma realidade actual. As fotografias que vimos nas capas de revista de moda são alteradas para que sejam ocultadas imperfeições da pele, modificar formas do corpo, optimizar a tez, colocar maquilhagem e alterar a cor para que se alcance tons de pele quase perfeitos.


Utilizando uma fotografia da modelo Adriana Lima sem maquilhagem alterei a cor de forma a conseguir que esta tivesse um cariz menos natural, modificando a cor dos olhos, lábios e tez. Colocando igualmente cor nas pálpebras e face dando um aspecto maquilhado.


Observando então as duas imagens, original e alterada, é possível verificar que a percepção é modificada de uma para a outra.


4






O álbum Yellow Submarine do The Beatles foi um marco na história da música. Qualquer pessoa reconhece esta imagem e a associa ao grupo e single, principalmente à sua cor. Submarino amarelo só existe um, o dos Beatles.


Ao alterar as cores, a mensagem é distorcida. Isto acontece pois a maior característica deste submarino é a sua cor amarela, foi assim que ficou marcada nas pessoas. Ao transforma-lo em submarino vermelho perde a essência.



5






As estações são muitas vezes representadas pelas cores. O Inverno é frio e húmido, então as suas cores mais características são o azul e o branco. A primavera é a estação do desabrochar das flores, onde o calor começa, então são usadas as cores mais alegres como o rosa, amarelo e verde. O verão por sua vez é a estação mais quente, onde os dias são maiores e mais brilhantes, logo o vermelho e laranja como cores quentes são muitas vezes utilizadas para representar estas estação.


Seguindo esta linha de pensamento utilizei uma imagem de um terreno e uma arvore na primavera. O céu é claro, com apenas algumas nuvens, a árvore encontra-se muito verde. Ao alterar as tonalidades das cores da imagem consegue-se alterar a identificação da estação. O céu mais cinzento e a árvore mais castanha dão uma percepção que a fotografia foi tirada no Outono.

Posts Relacionados:

Comente!!

Enviar um comentário


By Dicas Blogger e C�digos Blog